Guarda-corpo, diferencial estético e segurança dentro e fora de casa

Quando falamos em segurança dentro e fora de casa, na construção um dos itens que vem a nossa mente são os guarda-corpo.

Presente em escadas, varandas, balcões e sacadas internas e externas de casas, para instalação deste item é preciso tomar alguns cuidados especiais, um deles está relacionado a altura correta e segura.

O guarda-corpo deve ser utilizado sempre que alguma parte da altura da edificação ultrapassar um metro.

Esse acessório é fundamental para garantir a segurança e proteção das pessoas que se deslocam e utilizam esses espaços, especialmente crianças e idosos que são mais vulneráveis a quedas e acidentes.

E já que não dá para viver sem ele, o guarda-corpo acabou ganhou status de item decorativo, já que passou a integrar o design das casas e apartamentos.

Altura certa do guarda-corpo para escadas

O guarda-corpo de escadas internas deve ter, no mínimo, 92 centímetros. Já um guarda-corpo de escada externa precisa ser um pouco maior com, no mínimo, 105 centímetros para escadas de até 12 metros de altura.

As escadas maiores, em pavimentos mais elevados de prédios e edifícios, precisam ter, pelo menos, 130 centímetros de altura.

Altura certa do guarda-corpo para sacadas e varandas

De modo geral, a altura padrão de um guarda-corpo para sacadas, varandas, balcões e mezaninos é 110 centímetros.

Mas essa medida pode mudar um pouco dependendo de como o guarda-corpo será instalado.

Está pensando em construir a casa nova em 2021? Conte com a Âmago Construção, especialista em casas de alto padrão.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário