Uma tendência nos projetos arquitetônicos e que tem ganhado espaço também nos projetos de interiores, o concreto aparente torna-se um elemento versátil e esteticamente bonito na construção civil.
Assim, ele deixa de assumir um papel secundário de base para tinta e passa a ser protagonista nos projetos mais modernos.
O que é concreto aparente?
O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil e nada mais é do que a combinação entre cimento, areia (ou outros agregados miúdos), pedra brita e água. Neste processo, o cimento ao ser hidratado pela água, forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de areia e pedra brita. Em seguida, o concreto é colocado em formas para posterior endurecimento. Após as etapas de endurecimento, o concreto aparente, como o próprio nome já diz, fica à vista na decoração do ambiente e desconsidera o uso de revestimentos e demais acabamentos para cobrir sua superfície.
O concreto que conhecemos hoje surgiu em meados do século XIX, passou a dominar o mercado de construção civil no mundo depois da década de 1940 e mais adiante foi considerado como a principal marca do movimento modernista. Le Corbusier, arquiteto e identificado como pioneiro do movimento modernista, certamente foi um dos primeiros a considerar o concreto mais do que material de construção.
Concreto aparente x Cimento queimado
Apesar de serem muito parecidos esteticamente o concreto aparente e o cimento queimado tem alguns funções diferente. No caso do concreto, além de ser utilizado como elemento de decoração ele ainda exerce a função de cobrir a estrutura de uma viga, uma parede e um pilar, por exemplo. Já o cimento queimado, nada mais é do que um tipo de revestimento, feito com argamassa especial e com aspecto mais polido.
Vantagens do Concreto aparente
Além da sua versatilidade, em diversas funções que desempenha o concreto aparente dura mais. Isso porque, o processo de cura torna esse material mais resistente, demandado menos manutenções durante um bom tempo.
Outro ponto positivo de optar pelo concreto aparente nos seus projetos é a questão financeira. Esse tipo de material não necessita de reboco para que fique bonito e ainda não necessita de revestimentos, uma vez que já exerce a função decorativa do espaço.
Onde usar o concreto aparente
Muito utilizado em revestimentos de prédios e casas, o concreto aparente também tem ganhado espaço nos projetos de interiores. Podendo aparecer principalmente em forma de paredes, forros de teto e escadas. Na decoração, o concreto aparente pode conversar com diferentes estilos (rústico, contemporâneo, urbano, minimalista…), mas dentre tantos, um em especial acaba se destacando: o estilo industrial.